We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Chuva / Regen

by José Pedro Pinto

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

about

Música sincronizada com o filme Chuva / Regen (Joris Ivens, 1929) no meu canal YouTube, o link está na minha biografia.

Não me lembro quando vi o Chuva pela primeira vez mas lembro-me do Sério Fernandes falar, de olhos arregalados, de um realizador holandês que passou anos a fazer um filme sobre o vento. Lembro-me de imagens vagas do Regen e do De Brug, e de reconhecer nelas a vontade por trás da câmara de reconhecer os padrões nas formas e manifestações das coisas - a água a correr na borda da estrada e no leito do rio, o vento a fazer dançar as folhas das árvores e as coberturas plásticas das montras, o movimento dos carros, dos barcos, dos guarda-chuvas, do carrinho de bebé. E lembro-me de reconhecer a vontade organizadora por cima da mesa de montagem, e de pensar no Bernstein a ensinar temas, variações, contraponto, orquestração.

Nos primeiros meses de 2019 o Cine Clube estava a preparar Cine-Concertos pela região, com apoios da Rede Cultural Viseu Dão Lafões. A maior parte dos espetáculos estavam programados, com ótimos músicos - o enorme Filipe Raposo, o Noiserv, o Nicholas McNair... - mas ainda faltavam dois. O Rodrigo perguntou-me se não havia alguém em Viseu que fizesse uma música porreira, e eu respondi que eu fazia. A escolha do filme foi por semelhante acaso - ele sugeriu vários clássicos mudos, e eu não cheguei a considerar seriamente nenhum depois de ouvir “Joris Ivens”, se bem que ainda vi uns Griffith que me lembro de ter quase amado há uns anos.

E fiz uma música porreira, sem modéstia. Montei um projector emprestado no meu quarto e procrastinei começar a escrever durante meses - entre dezenas de configurações do quarto, dos ombros, unhas, palhetas, encontrei na procrastinação outras coisas importantes. Não me preocupou a demora em começar, a minha primeira música tinha-se chamado Tempestade, a Chuva não ia ser problema. Não foi - saiu rapidamente, intuitivamente, adequada ao filme, sincronizada até em detalhes. Usei parte do tema da Não é Razoável Esperar (josepedropinto.bandcamp.com/track/n-o-razo-vel-esperar), e pedaços dessa Tempestade que com o tempo ficaram fora da música (josepedropinto.bandcamp.com/album/tempestade), e levei-os para outros lados, mais mecânicos, mais insistentes, mais ao ritmo do filme.

O esforço maior foi aprendê-la. Foi a peça mais difícil que fiz até hoje, e durante esse verão tive terríveis dores de pulso por causa da intensidade do treino. Reguei-os com Voltaren, comprei pulsos elásticos, quando há vontade arranja-se maneira. Hoje uso a guitarra com uma afinação mais grave - entre outras razões, por ser mais suave para os pulsos. A vontade não dá impunidade contra o tempo.

A primeira apresentação da Chuva foi na Biblioteca Municipal de Mangualde, antes do Gonçalo Alegre musicar o Lichtspiel Opus I. do Ruttmann e o Emigrante do Chaplin. O Filipe Jesus fez o som. Fiz nota mental de que o microfone era um SM57 - hoje já sei que isso não é o mais importante. Nessa noite toquei muito bem. Esta é a captação dessa atuação ao vivo, gravada no meu computador que deixei escondido atrás de uma cortina do palco.

credits

released July 12, 2019
Escrita e interpretação por José Pedro Pinto.
Sonoplastia por Filipe Jesus.
Produção: Cine Clube de Viseu (cineclubeviseu.pt)
Gravada na Biblioteca Municipal de Mangualde // 12 de Julho 2019

license

all rights reserved

tags

about

José Pedro Pinto Viseu, Portugal

Com formação em guitarra clássica, a minha música combina o som clássico com a severidade da guitarra de 12 cordas e a imponência do órgão de tubos.

contact / help

Contact José Pedro Pinto

Streaming and
Download help

Report this track or account

If you like José Pedro Pinto, you may also like: