We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.
supported by
elementus musicalis
elementus musicalis thumbnail
elementus musicalis O que é bom não precisa de ser explicado ou justificado. Sente-se na alma... Favorite track: I. Nunca deixes de os fazer pagar.
/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
2.
3.
4.

about

Em Julho de 2019 eu e o Gonçalo Alegre demos um concerto na Biblioteca Municipal de Mangualde, a partir de um convite do Cine Clube de Viseu para compormos música original para filmes mudos. Eu acompanhei o Chuva / Regen (1929) do Joris Ivens, podem ver o resultado aqui: josepedropinto.bandcamp.com/track/chuva-regen

O espetáculo tinha marcada uma segunda apresentação para daí a 2 meses, na Capela da Nossa Sra. da Esperança, Abrunhosa, Sátão, e durante o jantar o Rodrigo mencionou que a Capela tinha um órgão de tubos do século XVIII funcional. Ficámos imediatamente entusiasmados com a ideia e pedimos autorização para utilizar o instrumento no concerto.

A autorização veio depressa, e eu decidi que iria apresentar lá uma peça original para órgão - que foi desde sempre o meu instrumento favorito, a par da guitarra elétrica e do alaúde. Na altura não o sabia tocar, mas tinha no quarto um controlador MIDI de 49 teclas, ao qual imediatamente me atirei, e durante esse Verão li muito sobre órgão, escavei a net à procura de bons instrumentos digitais, e acima de tudo pratiquei bastante.

Claro que não fiz um grande trabalho no concerto, não tinha dedos nem experiência para isso, mas ficou-me o entusiasmo pelo instrumento. Foi nessa altura que comprei um segundo controlador MIDI e descobri o Hauptwerk, que após várias semanas de incompreensão, frustração e luta se tornou uma parte integral do meu processo de fazer música, acredito que de forma permanente.

Foi também nessa altura que o José Pedrosa me contactou sobre usar a música do Chuva num documentário que estava a preparar. Como pagamento, propus-lhe trocar o meu som por imagens dele, e ele cedeu-me os vídeos brutos do seu Valley Fog (vimeo.com/301278033).

Durante esse outono e inverno o Hauptwerk, as imensas possibilidades do protocolo MIDI e a melhoria do meu setup caseiro ocuparam-me os pensamentos. Isso e as bandas desenhadas do Hulk do Greg Pak, e do Quarteto Fantástico e Vingadores do Jonathan Hickman - são delas as frases que deram origem aos títulos das partes da música, que aos poucos continuou a crescer e a mudar.

Em meados de Janeiro 2020 decidi gravá-la para publicar no meu dia de anos - daí o nome "25". Na semana anterior fechei a composição, aprimorei a configuração do Hauptwerk para me permitir gravá-la "em direto", gravei e editei-a, e montei os vídeoclips a partir das belas imagens do José Pedrosa (podem encontrá-los no meu canal YouTube). Foi uma semana muito trabalhosa, mas aprendi muito e fiz nota de muito mais por aprender.

credits

released January 25, 2020

Escrita, interpretação e gravação por José Pedro Pinto.
- -
Obrigado José Pedrosa, Martin Dyde, Greg Pak, Jonathan Hickman.
O órgão é o grandioso Friesach do Piotr Grabowski a correr no Hauptwerk 5.

license

all rights reserved

tags

about

José Pedro Pinto Viseu, Portugal

Com formação em guitarra clássica, a minha música combina o som clássico com a severidade da guitarra de 12 cordas e a imponência do órgão de tubos.

contact / help

Contact José Pedro Pinto

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like José Pedro Pinto, you may also like: